Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Primeiros socorros, você sabe mesmo fazer?

Esses dias me peguei pensando nisso... Se alguém, inclusive meu filho, precisar de mim para ajudar com os primeiros socorros, estou preparada para isso? A resposta me deixou apavorada: Não! Eu não saberia prestar os primeiros socorros. Pensando nisso, decidi fazer esse post com dicas do que devemos fazer em situações de emergência.
* Para todos os casos, esses são procedimentos emergenciais, jamais deixe de chamar pelo Samu (192), Corpo de Bombeiros (193) ou Polícia Militar (190).

CHOQUE ELÉTRICO

  • Cortar ou desligar a fonte de energia;
  • Afastar a vítima da fonte elétrica através de materiais não condutores e secos como a madeira, o plástico, panos grossos, borracha, como mostra a imagem 1;
  • Chamar uma ambulância ou SAMU ligando para o 192;
  • Se a vítima estiver inconsciente e não estiver respirando, fazer massagem cardíaca e respiração boca-a-boca, como mostra a imagem 2;
  • Se a vítima estiver inconsciente mas estiver respirando, deitá-la de lado, em posição lateral de segurança, como mostra a imagem 3;
  • Aguardar a chegada da ajuda médica.


  • AFOGAMENTO
    • Aproxime-se da vítima pelas costas, segure-a e mantenha-a com a cabeça fora da água.
    • Retire a vítima da água, se possível com a ajuda de alguém, e coloque-a deitada de costas e, com cuidado, coloque a cabeça da vítima para trás de forma que fique mais baixa que o corpo e comece a fazer respiração boca-a-boca. (veja um vídeo aqui)
    • Se a vítima não responder ao boca-a-boca, verifique se ela está respirando, identificando a movimentação do peito, se a respiração for ausente, faça a massagem cardíaca. (Para adulto, assista vídeo aqui. Para massagem cardíaca em crianças e bebês clique aqui)
    • Se a vítima estiver respirando, coloque-a de lado, na posição de recuperação, isso evitará um possível engasgamento caso ela vomite.
    ENGASGAMENTO
    A técnica indicada para crianças de até sete anos é a da tapotagem, que consiste em inclinar o corpo da criança para frente e com as mãos em concha bater nas costas até que o objeto seja expelido pela boca.
    Em caso de engasgamento em adultos, o correto é agir como a figura abaixo;


    QUEIMADURAS
    • QUEIMADURAS DE PRIMEIRO GRAU 
    As queimaduras deste tipo atingem apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele. O local fica vermelho, um pouco inchado, e é possível que haja um pouco de dor. É considerada queimadura leve, e pede socorro médico apenas quando atinge grande extensão do corpo.
    Como socorrer vítimas de queimadura de primeiro grau
    1. Use água, muita água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo.
    2. Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar.
    3. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa.
    4. Em casos de queimadura de primeiro grau - e apenas nesse caso - é permitido e recomendável beber bastante água e tomar um remédio que combata a dor.
    • QUEIMADURAS DE SEGUNDO GRAU


    Já não é superficial: epiderme e derme são atingidas. O local fica vermelho, inchado e com bolhas. Há liberação de líquidos e a dor é intensa. Se for um ferimento pequeno, é considerada queimadura leve. Nos outros casos, já é de gravidade moderada. É grave quando a queimadura de segundo grau atinge rosto, pescoço, tórax, mãos, pés, virilha e articulações, ou uma área muito extensa do corpo.
    Como socorrer vítimas de queimadura de segundo grau
    1. Use água, muita água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo.
    2. Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar.
    3. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa.
    • QUEIMADURAS DE TERCEIRO GRAU


    Qualquer caso de queimaduras de terceiro grau é grave: elas atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos músculos e ossos. Como os nervos são destruídos, não há dor - mas a vítima pode reclamar de dor devido a outras queimaduras, de primeiro e segundo grau, que tiver. A aparência deste tipo de ferimento é escura (carbonizada) ou esbranquiçada.
    Como socorrer vítimas de queimadura de terceiro grau
    1. Retire acessórios e roupas, porque a área afetada vai inchar. Atenção: se a roupa estiver colada à área queimada, não mexa!
    2. É preciso resfriar o local. Faça isso com compressas úmidas. Não use gelo.
    3. Nas queimaduras de terceiro grau pequenas (menos de cinco centímetro de diâmetro) - só nas pequenas! - você pode usar água corrente ou um recipiente com água fria. Cuidado com o jato de água - ele não deve causar dor nem arrebentar as bolhas.
    4. Atenção: a pessoa com queimadura de terceiro grau pode não reclamar de dor e, por isso, se machucar ainda mais - como dizer que o jato de água não está doendo, por exemplo.
    5. Se a queimadura tiver atingido grande parte do corpo, tenha o cuidado de manter a vítima aquecida.
    6. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa. Em feridas em mãos e pés, evite fazer o curativo você mesmo, porque os dedos podem grudar um nos outros. Espere a chegada ao hospital.
    7. Não ofereça medicamentos, alimentos ou água, pois a vítima pode precisar tomar anestesia e, para isso, estar em jejum.
    8. Não perca tempo em levar a vítima para o hospital. Ela pode estar tendo dificuldades para respirar.

    FRATURAS 
    Existem dois tipos de fraturas: exposta e fechada.
    Entenda a diferença entre as duas e como agir para cada caso:

    • Fraturas expostas são aquelas em que o osso quebrado rompe os músculos e a pele. Nestes casos, mais complexos e graves, o ferimento no local da fratura está em contato com o ambiente e, se não for tratado, podem dar origem a infecções e deficiências.


    Como agir:

    Faça um primeiro diagnóstico observando o que aconteceu. Normalmente a pessoa que sofreu uma fratura sentirá muita dor no local, ao apalpá-lo ou movimentá-lo
    Chame socorro imediatamente ou, se a pessoa estiver em condições de ser transportada de carro, leve-a um hospital
    - Imobilize o membro fraturado segurando a área com firmeza ou com a ajuda de um papelão, dobrando-o em três (como se fosse uma calha). É possível ainda usar um pedaço de madeira, uma atadura e um lençol (sem apertar muito). A imobilização vai diminuir a dor
    - A fratura que não é devidamente tratada pode causar uma deformação no osso, dor, artrose e problemas de movimentação
    - Em caso de fratura exposta imobilize o membro como está e não tente colocar o osso no lugar. Cubra o local com um pano esterilizado ou bem limpo, para evitar o contato com o ambiente
    - Se o socorro demorar, lave o local com água corrente abundante ou com soro fisiológico e seque com o pano limpo. Não coloque nenhuma outra substância;
    Se houver um sangramento muito intenso, faça a compressão firme do local, segurando o membro na posição oposta ao fluxo do sangue. Exemplo: se a fratura for no pulso, faça a compressão no antebraço.
    • Fraturas fechadas são aquelas em que o osso quebrado não rompe a pele. Indicada em grande parte das vezes por dor ou grande sensibilidade em um osso ou articulação. Incapacidade de movimentar a parte afetada, além do adormecimento ou formigamento da região. inchaço e pele arroxeada, acompanhado de uma deformação aparente do membro machucado. 


    Como agir:

    Solicite assistência médica o mais rápido possível, enquanto isso mantenha a pessoa calma e aquecida. 
    - Verifique se o ferimento não interrompeu a circulação sanguínea. 
    - Imobilize o osso ou articulação atingidos com uma tala. 
    Mantenha o local afetado em nível mais elevado que o resto do corpo e se disponível, aplique compressas frias para diminuir o inchaço, a dor e a progressão do hematoma. 
     O que não fazer
     Não movimente a vítima até imobilizar o local atingido. Não dê qualquer alimento ao ferido, nem mesmo água.


    DESMAIO

    Como reconhecer:

    Antes de desmaiar é comum a pessoa apresentar sensação de moleza no corpo, suor frio, náusea, pulso fraco, pressão arterial baixa e respiração cada vez mais lenta. O momento imediatamente anterior ao desmaio é relatado como “enxergar tudo preto”.

    Como agir:

    - Se a vítima apresenta os sintomas descritos acima mas ainda não desmaiou, sente-a em uma cadeira e diga a ela para baixar a cabeça abaixo dos joelhos e esperar a tontura passar

    - Se a pessoa já desmaiou, deite-a no chão, elevando as pernas em relação ao resto do corpo para facilitar a circulação de sangue para o cérebro


    - Afrouxe as roupas da vítima e ventile o ambiente
    Quando ela recuperar a consciência ofereça um pouco de água com açúcar
    - Se a ânsia de vômito continuar, vire-a de lado.

    Espero de coração que não precise de nenhuma dessas dicas, mas se precisar, é bom saber como agir!

    Nenhum comentário: